Por que não é verdade que cada um tem sua verdade?
Eu compreendo que cada um pode dar o sentido que quiser às coisas, mas isso não invalida a existência de uma realidade objetiva, a qual pune crenças falsas. Uma pessoa pode se jogar do topo de uma montanha imaginando e acreditando que vai voar. Mas a realidade vai respeitar essa crença, ou, por ser falsa, vai punir a pessoa fazendo-a cair?
Sendo assim, embora cada um possa ter uma perspectiva de algo, eu não chamaria sempre essa perspectiva de verdade, pois ela pode ser uma perspectiva falsa.
Sei que existem casos em que cada um captura uma parte da realidade, e aí sim podemos dizer que cada um tem sua verdade, que, embora não sejam coincidentes sobre algo, complementarmente proporcionam um entendimento maior sobre esse algo.
Mas isso vale para alguns casos; em tantos outros, existe sim um lado certo e um errado, ou até mesmo todos os lados errados.
Sendo assim, defendo que é um erro afirmar que cada um tem sua verdade, considerando que essa afirmação vale para qualquer caso, pois, embora cada um possa interpretar a realidade do seu jeito, nem toda interpretação é verdadeira.
Pensata que criei e que têm a ver com o tema:
"Não me venha dizer “Cada um tem sua verdade”, pois, embora cada um possa interpretar a realidade à sua maneira, nem toda interpretação é verdadeira."
Caso queira conhecer cada vez mais sobre Filosofia, te convido a participar do Grupo para Sugestões de Livros e Cursos que Elevam o Saber.
Comentários
Postar um comentário