O que seria a terceira via política?
Quando pensamos em política, normalmente imaginamos um espectro que vai da esquerda à direita. Essa forma de organizar o debate parece tão natural que raramente nos perguntamos de onde ela surgiu. Na verdade, sua origem foi bastante circunstancial. Durante a Revolução Francesa, os defensores da preservação da ordem existente sentavam-se à direita da Assembleia, enquanto os favoráveis a mudanças mais profundas sentavam-se à esquerda. A partir daí, "direita" e "esquerda" passaram a designar formas distintas de compreender a organização da sociedade. Mas será que essa divisão continua sendo suficiente? Mesmo as classificações políticas mais sofisticadas (como a distinção entre progressistas, libertários e conservadores) continuam partindo de pressupostos diferentes sobre quais valores o Estado deve priorizar. Talvez, porém, a pergunta devesse vir antes disso: qual deve ser a finalidade da organização política? O que cada tradição procura proteger? O psicólogo Jona...