Por que as pessoas reagem agressivamente quando recebem conselhos?

Uma das coisas que a evolução ensinou aos animais é que a perda de status não é nada legal. Perder brigas contra membros do grupo, e, com isso, ser visto como inferior pelos demais, pode levar a uma maior dificuldade para conseguir alimento e uma menor proteção contra predadores, o que faz com que a sobrevivência se torne muito mais difícil.

Como somos produto da evolução dos animais, também somos programados para querer evitar a perda de status, o que nos leva a ficarmos atentos a qualquer tentativa de dominação. Dentre as coisas que podemos interpretar como tentativa de dominação, uma delas é alguém nos oferecer uma recomendação do tipo “você deveria fazer tal coisa”.

Quando interpretamos uma recomendação como uma tentativa de dominação, estamos então, em essência, interpretando-a como um golpe desferido contra nós por alguém interessado em nos vencer para, então, exercer seu domínio sobre nós. Com isso em mente, fatalmente miramos no objetivo de eliminar a ameaça de dominação por meio de alguma espécie de contragolpe.

Um contragolpe comum para esse tipo de situação é a reativa rejeição daquilo que nos foi recomendado, sem que antes tenhamos analisado se a recomendação que nos foi oferecida era realmente boa ou ruim. Com essa atitude, nos mantemos de pé na briga por status e alcançamos sucesso em eliminar a suposta ameaça de dominação. De quebra, contudo, eliminamos também a possibilidade de revisarmos nossas crenças e, com isso, ampliarmos nosso conhecimento a respeito do que devemos ou não fazer.

Se você gosta dos meus ensaios e quer levar essas reflexões para a prática, tenho dois ebooks que podem te ajudar:

📖 ‘Educação das Virtudes Através dos Mitos Gregos’ – Um guia pedagógico para ajudar crianças e jovens a desenvolver virtudes, que também oferece ferramentas para seu próprio autoconhecimento e crescimento pessoal.

💬 ‘Aprenda a Ter Diálogos Racionais’ – Técnicas práticas para ter conversas produtivas e evitar discussões inúteis, mesmo com pessoas difíceis.

Ambos foram escritos para quem valoriza reflexão, raciocínio e crescimento pessoal. Confira e escolha o que mais combina com você → Explore meus ebooks


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é a estrutura da evolução do saber humano?

O que é um bom ser humano?

Quais são os pontos fortes e fracos do estoicismo?