O que é um bom ser humano?

Então... se não formos muito exigentes, podemos dizer que um bom ser humano é aquele que tem mais vícios do que virtudes — mesmo que seja só um pouco a mais — e, com isso, se comporta racionalmente em pelo menos 51% das vezes; nas outras 49%, age seguindo cegamente alguma inclinação ancestral, ou se mostra desatento, e assim pratica algum vício.

Mas, cá para nós, esse é um ser humano "bonzinho", não exatamente um bom ser humano. Assim, entendo que um bom ser humano deve, para começar, apresentar um percentual bem mais alto do que esse — talvez se comportar racionalmente em 90% das vezes (especialmente em situações cruciais), ou seja, ser estavelmente racional.

No entanto, ser estavelmente racional, a meu ver, ainda não é condição suficiente para vermos a pessoa como um bom ser humano. Isso porque agir racionalmente é agir com base no que se sabe até o momento. E, se a pessoa não sabe quase nada (o que inclui possuir um “saber” que não reflete razoavelmente bem a realidade), ela ainda errará bastante. Certamente, não podemos ter como exemplo de bom ser humano alguém que erra mais do que acerta.

Dessa forma, um bom ser humano, além de ter o hábito de agir com base no que sabe, deve também possuir um nível elevado de sabedoria, pois, assim, suas escolhas tenderão a produzir resultados bons em termos objetivos.

A noção de bom ser humano que acabo de oferecer reflete um argumento da filosofia aristotélica, que traz basicamente a ideia de que avaliamos cada coisa por suas qualidades específicas, que remetem a uma finalidade. Só consideramos algo como "bom" se, na prática, ela demonstra ser capaz de fazer valer suas qualidades e cumprir com aquilo que esperamos dela.

Por exemplo: chamamos de "faca" o objeto que tem como qualidade específica a capacidade de cortar, mas só consideramos uma faca boa se, na hora de usá-la, ela de fato cumprir bem essa finalidade.

Da mesma forma, queremos ver intenção somada a um resultado objetivamente bom para considerarmos alguém como sendo um bom ser humano. Para isso, é necessário que ele possua um nível razoável de sabedoria e tenha habilidades para, na hora do “vamos ver”, conseguir colocá-las em prática — ou seja, conseguir agir sabiamente.

Por exemplo, não vamos aplaudir uma pessoa que se jogou em um rio com a intenção de salvar uma criança, mas que, no fim das contas, foi levada pela correnteza e fracassou na tentativa de salvamento. Contudo, se essa pessoa decidiu salvar a criança com base em razões válidas — porquês que mostram que vale a pena salvá-la — e ainda soube como fazê-lo (como, por exemplo, andar um pouco mais pela margem antes de se jogar no rio, levando em consideração a força da correnteza e usando-a a seu favor para se aproximar da criança), aí sim ela cumpre com nossa expectativa: a de alguém que possui um bom grau de saber e age de acordo com ele.

No caso do ser humano, chamamo-lo de sábio e racional quando demonstra um conjunto razoável de saberes que refletem bem a realidade, e habilidades para agir com base nesse saber — em vez de agir impulsivamente ou sem prestar atenção aos detalhes da situação.

Assim, nossa expectativa para o ser humano é que ele faça escolhas que gerem resultados objetivamente bons em qualquer situação (ou, como dissemos, pelo menos em 90% delas). Não nos interessa se alguém apenas "tinha boa intenção" — mesmo que baseada em razões — se o resultado foi ineficaz ou desastroso.

Uma pessoa que cumpre com essa expectativa com elevada frequência é quem deveria ser modelo de referência, capa de revista. Talvez uma revista chamada O Magnânimo, que foi o nome que Aristóteles deu ao seu modelo ideal de ser humano.

Mas, infelizmente, ainda vivemos em uma cultura que não valoriza as virtudes em alto grau.

Caso queira conhecer cada vez mais sobre Filosofia, convido você a participar do Grupo para Sugestões de Livros e Cursos que Elevam o Saber.

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que as pessoas são preconceituosas?

Por que as pessoas culpam as outras pelos seus próprios erros?