Por que as pessoas sentem arrependimento?
A natureza nos deu a capacidade de sentir um prazer bem especial: a felicidade. Só nós, humanos, conseguimos sentir esse tipo de prazer. Mas, como nem tudo são flores, a natureza também nos brindou com a capacidade de sentir uma dor: um tipo de tristeza que só os seres humanos conseguem sentir: o arrependimento.
Mas não vamos condenar essa dor logo de cara, vamos primeiro entendê-la. No post “O que é a felicidade?”, eu expliquei que felicidade é um tipo de alegria que sentimos quando vemos que, por meio de escolhas pensadas, somos responsáveis pela produção de um resultado que consideramos bom.
Em outras palavras, quando sentimos orgulho do resultado de nossas escolhas. Felicidade, então, é um tipo de alegria que só nós sentimos, pelo fato de só nós termos a consciência de que somos agentes no mundo, que nossas ações, em si, são causas de resultados.
Contudo, esse nível de consciência permite que sintamos também um tipo de tristeza, relacionada a percebermos que, com escolhas ruins, somos responsáveis pela produção de um resultado ruim. É por isso, então, que nos arrependemos.
Mas podemos ir mais fundo nesta resposta, identificando que nos arrependemos por dois motivos. Primeiro, quando percebemos que causamos um resultado ruim por falta de conhecimento no momento, o que inclui autoconhecimento.
Segundo, e talvez mais doloroso, quando percebemos que causamos um resultado ruim por não agirmos conforme o que, no fundo, sabíamos ser o certo. Ou seja, por percebermos que não agimos racionalmente.
E aí vemos que podemos absolver o arrependimento ao invés de condená-lo, e até valorizá-lo, pois ele pode nos ajudar a adquirir o hábito de agir racionalmente e ainda nos incentivar a querer ampliar nossa sabedoria sobre o mundo e sobre nós mesmos.
Tudo isso, para que, em uma próxima vez, não erremos de novo em uma situação similar. Ao contrário, possamos, na verdade, acertar e sentir orgulho do resultado que produzimos com nossas escolhas; ou seja, para que possamos sentir felicidade.
Pensata que criei e que têm a ver com o tema:
“Eu fico desapontado quando ouço alguém dizer que não se arrepende de nada do que fez, pois a gente aprende muito com o arrependimento.”
Se você gosta dos meus ensaios e quer levar essas reflexões para a prática, tenho dois ebooks que podem te ajudar:
📖 ‘Educação das Virtudes Através dos Mitos Gregos’ – Um guia pedagógico para ajudar crianças e jovens a desenvolver virtudes, que também oferece ferramentas para seu próprio autoconhecimento e crescimento pessoal.
💬 ‘Aprenda a Ter Diálogos Racionais’ – Técnicas práticas para ter conversas produtivas e evitar discussões inúteis, mesmo com pessoas difíceis.
Ambos foram escritos para quem valoriza reflexão, raciocínio e crescimento pessoal. Confira e escolha o que mais combina com você → Explore meus ebooks
Comentários
Postar um comentário