O que é o autocontrole?
O autocontrole é uma faculdade que permite a ponderação a partir da chegada de uma nova informação, seja ela proveniente do mundo das percepções, das teorias, ou de ambos. Assim, trata-se de uma faculdade que não apenas nós, humanos, possuímos, mas também outros animais.
Por exemplo, se um chimpanzé macho “necessitado” vê uma fêmea no cio, essa percepção pode levá-lo a inclinar-se para tentar copular. No entanto, se logo em seguida ele percebe a presença do macho alfa “ciumento” ao lado dela, essa nova informação tende a levá-lo a evitar o risco de sofrer uma agressão. Com isso, ele exercita, em alguma medida, o autocontrole, ponderando qual comportamento é mais vantajoso naquela situação.
No caso dos humanos, também enfrentamos conflitos e exercitamos o autocontrole diante da chegada de novas informações perceptivas. Entretanto, uma informação resgatada da nossa visão de mundo também pode ser suficiente para nos levar à ponderação. Por exemplo: podemos perceber uma mulher atraente “dando mole” e, com isso, sentir vontade de abordá-la. Mas, logo em seguida, podemos lembrar que "isso é errado, por sermos casados e, principalmente, por acreditarmos na importância da reciprocidade".
Essa nova informação nos leva a exercer o autocontrole, permitindo-nos refletir sobre o que é melhor fazer: qual objetivo buscar e por quais meios. Ajuda nessa ponderação a prática da virtude moral da moderação, relacionada à regra de escolher o melhor objetivo, esteja ou não presente um anseio.
Nesse caso, se a pessoa realmente valoriza a reciprocidade, ela age racionalmente ao seguir seu desejo racional — a vontade — que pode ser, por exemplo, o desejo de preservar seu relacionamento amoroso. Assim, tende a evitar abordar a mulher que "está dando mole", optando por alguma forma de recuo, como simplesmente evitar encará-la.
Caso queira conhecer cada vez mais sobre Filosofia, convido você a participar do Grupo para Sugestões de Livros e Cursos que Elevam o Saber.
Comentários
Postar um comentário